terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Como esperado, Morgan está prenhe

Os rumores começaram há dois dias, após o jornal espanhol on-line “El Dia” ter publicado informações que teriam vindo do Veterinário do Loro Parque, Jorge Soares, e hoje, infelizmente, o parque confirmou que a Orca Morgan está realmente prenhe.
Morgan, como amplamente já detalhado aqui no blog desde 2011, foi resgatada em 2010 após ter sido descoberta por pescadores, sozinha no Mar de Wadden, à noroeste da costa da Holanda. Muito desnutrida e desidratada foi levada para o Dolfinarium Harderwijk para ser tratada. Durante este período consideraram que ela não poderia ser solta e em tribunal decidiram que deveria ser enviada ao parque temático Loro Parque, em Tenerife, na Espanha. Desde então Morgan vive no parque onde sofre ataques constantes de duas Orcas residentes Kohana e Skyla, e assim como as demais Orcas cativas, já demonstra diversos comportamentos resultantes de estresse como bater com a cabeça em paredes e comportas do tanque (um vídeo perturbador que mostra Morgan batendo numa comporta já foi notícia aqui no blog, leia: https://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2016/04/video-mostra-morgan-batendo-cabeca.html). Sabe-se que há tempos o parque se esforça em engravidá-la, inclusive a mantendo em tanques menores com machos sem chance de escapatória. Bom, as tentativas desesperadas do parque em engravidá-la valeram à pena...
Como a Morgan é de origem norueguesa, seu filhote obrigatoriamente será mais um híbrido de cativeiro. Dentre os machos há dois híbridos de Orcas islandesas com residentes (Keto e Adan, o segundo já sendo um filhote consanguíneo) e um híbrido islandês-transeunte Bigg's (Tekoa). Independentemente de quem for o "pai", reproduzir a Morgan é um ato que vai contra a ciência e esforços conservacionistas, afinal não há relevância no estudo de animais híbridos que jamais existiriam na natureza. Além de que o fato vai contra a permissão que foi concedida para que vivesse no Loro Parque de que sua manutenção seria apenas para fins científicos. Sem contar que Orcas em cativeiro não prosperam  e sua reprodução é um ato irresponsável contra o bem estar animal que apenas causa sofrimento.
"Para nós, esta notícia não é uma surpresa, há anos o Loro Parque tem tentando engravidar Morgan, e o fizeram independentemente da proibição para reprodução e de sua pouca idade, o que pode ser perigoso tanto para ela quanto para o filhote”, afirmou o Vice Presidente do Free Morgan Foundation.
Tal notícia chegou poucas semanas antes da próxima audiência sobre o caso Morgan, em 23 de janeiro de 2018. O advogado da Fundação Bondine Kloostra disse: "um dos motivos para termos entrado com recurso sobre seu caso é o fato da Morgan estar sendo exposta a Orcas macho nascidas em cativeiro enquanto sua reprodução é proibida ".
A Dra. Ingrid Visser, Presidente e Assessora Científico da Fundação declarou, "se a Morgan der à luz um filhote híbrido, isso não contribuiria em nada para a conservação da população de orcas selvagens, mas em compensação, um filhote com uma nova linhagem genética geraria muito lucro para o Loro Parque".




Um comentário:

  1. Cara, como assim???????
    uma orca achada em seu habitat desnutrida e precisando de cuidados foi parar em cativeiro e vendida pro loro parque?????? e agora prenha de um macho de maneira totalmente agressiva e artificial??????? Eu não consigo botar fé em como isso foi acontecer meu deus que absurdo. Eu realmente não entendi aonde que eles consideraram que ela -não poderia ser solta e em tribunal decidiram que deveria ser enviada ao parque temático Loro Parque, em Tenerife, na Espanha.-Baseado em que motivos??? COMO PODE PELO AMOR DE DEUS ME EXPLICA

    ResponderExcluir