quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Orca encalha e é salva na Nova Zelândia

Uma força-tarefa que incluiu o exército, biólogos, veterinários, voluntários e especialistas do Orca Research Trust e do Whale-Rescue conseguiu salvar uma Orca macho de um encalhe na Nova Zelândia. A Orca, que provavelmente encalhou caçando raias em águas pouco profundas, foi encontrada na manhã de domingo (12 de novembro) na praia de Marfeels e a ajuda veio através da moradora local Anna McIntosh que a encontrou. Sem saber exatamente o que fazer, ela divulgou o caso pelo Facebook pedindo ajuda. Em pouco tempo uma equipe já estava formada para auxiliar no salvamento, incluindo equipes do Exército da Nova Zelândia, nos EUA, do Canadá e da Austrália que estavam em região próxima passando por treinamentos.
A equipe passou a noite ao lado da Orca garantindo sua hidratação e conforto para que tivesse condições de sobreviver até que cavassem um pequeno canal que permitisse seu deslocamento. Quando a maré subiu, a equipe a conduziu mar adentro. Após uma pequena pausa para descanso seguiu com firmeza. Por 48 horas a região foi monitorada para que se certificassem de que ela não encalharia novamente (normalmente sinal de que o animal está com problemas de saúde e dificilmente sobreviveria), o que não ocorreu. Portanto, o salvamento foi considerado um sucesso. Sabe-se apenas que um pod de Orcas estava a sua espera pois foram detectadas vocalizações próximas à praia do encalhe durante toda a noite em que ela permaneceu no local.




Em nota em sua página do Facebook, o Orca Research Trust agradeceu imensamente todos os envolvidos, detalhando que o salvamento não teria sido possível se não tivessem tido tanto auxílio.
No link abaixo e possível assistir ao vídeo do encalhe e do momento do salvamento:
http://www.newshub.co.nz/home/new-zealand/2017/11/volunteers-work-through-night-to-save-stranded-orca.html

As imagens são do Ross Wearing e do Project Jonah, uma entidade dedicada a proteção de baleias, golfinhos e focas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário