quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Orcas são perseguidas por causa de selfies

Alisa Schulman-Janiger, pesquisadora e integrante da American Cetacean Society, estava observando um pod de Orcas próximo à cidade de Huntington Beach, na Califórnia, EUA, na última sexta-feira, quando viu três pessoas de jet-ski determinadas a se aproximarem do pod. Ao invés de manterem a distância para não perturbarem os animais, conforme exigido por lei, Alisa assistiu às pessoas em disparada em direção ao pod emitindo um intenso ruído. “As Orcas estavam emergindo em volta dos Jet-skis e tanto as Orcas quanto as pessoas poderiam ter se ferido”.
O motivo para esse comportamento arriscado? Aparentemente o que queriam era tirar selfies. A pesquisadora relatou que em dois momentos os jet-skis quase colidiram com as Orcas, incluindo com um dos filhotes, e preocupada com sua segurança, ela pediu às pessoas que mantivessem a distância, mas não houve sucesso. “Nós gentilmente pedimos que se afastassem”, disse ela, “mas quinze minutos depois, fizeram novamente”. Pelo jeito, uma postagem na Internet parecia mais importante.
O incidente só chegou ao fim quando o pod mergulhou profundamente alterando seu curso numa visível tentativa de escapar. “As baleias se incomodaram e fugiram após terem mantido um curso previsível por horas”, e não foram vistas novamente.

Imagens divulgadas na página da pesquisadora no Facebook

Se as imagens obtidas pela Alisa servirem de prova, essas pessoas poderão pagar um preço alto pelo que fizeram. De acordo com as leis americanas, perturbar Orcas é ilegal e pode gerar multa de 11 mil dólares e até um ano de prisão. Ela contou já ter informado às autoridades e pede que fiquemos atentos, caso as fotos do grupo sejam publicadas na Internet.
Infelizmente, esse comportamento tornou-se cada vez mais comum na era das mídias sociais em que o desejo de obter a selfie perfeita e o maior número de curtidas ultrapassa qualquer limite. Vemos diariamente, no mundo todo, animais sendo dopados em zoológicos para que pessoas possam ser fotografadas com eles, já vimos até golfinho morrendo na mão de pessoas em busca de selfies e agora isso? Pessoas perseguindo Orcas na natureza pelo prazer e vaidade de uma foto ao lado delas? Aonde mais iremos chegar? O que mais precisa acontecer para compreenderem o mal que estão causando? Bom, basta-nos torcer para que essas pessoas sejam encontradas e punidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário