domingo, 20 de agosto de 2017

Santuários de Orcas: Seria uma boa solução? NÃO


Seguindo a proposta do blog de apresentar argumentos a favor e contra a construção de santuários de baleias, segue matéria do jornal San Diego Union Tribune contra os santuários:



"Cercados oceânicos para baleias não é a solução ideal"


Por Mark Simmons
Publicado em novembro de 2015
San Diego Union Tribune


A transferência de animais que passaram a vida toda em instituições zoológicas credenciadas como o SeaWorld para cercados de redes no oceano se tornou uma discussão frequente dos grupos de direitos dos animais. Posso falar por experiência própria sobre esta questão: A realidade desse tipo de cercado para Orcas é bem diferente do que a fantasia idealizada pelos ativistas.
Para compreender por que esta é uma opção fraca para esses animais, vale entender a vida que eles têm no SeaWorld. Ao se oporem a zoológicos e aquários, os ativistas repetidamente deturpam os fatos com relação ao habitat, aos cuidados veterinários, ao progresso, à interação social e ao treinamento das Orcas do SeaWorld.
Eu passei muitos anos me dedicando a esses animais de uma forma que os ativistas nunca nem imaginam compreender.
Com relação ao comprometimento do parque com esses animais, eu concordo completamente com a Associação de Zoológicos e Aquários, que diz que eles “atendem e até excedem o mais alto padrão de cuidados e bem-estar animal do que qualquer organização zoológica do mundo”. 
Pesquisas recentemente revisitadas mostram que a família de Orcas do SeaWorld está vivendo tanto quanto algumas as populações selvagens estudadas. Mas o que é mais interessante é a tendência observada na expectativa de vida, sobrevivência e longevidade dos bebês do parque. Se a próxima década for como a última, as Orcas do SeaWorld estarão vivendo bem mais que as selvagens e isso jamais poderia ocorrer com animais estressados e sofridos.
Grupos de defesa dos animais também deturpam o que é a vida das Orcas nesses cercados no oceano. Eu fui membro da equipe que cuidou do Keiko, baleia famosa pelo filme “Free Willy”, antes de sua trágica, desnecessária e prematura morte em 2003. Ele passou a maior parte do tempo em que estava “livre” em um desses cercados na Islândia.
Eu estava presente (mais de uma vez) quando o cercado foi destruído por uma tempestade. Eu estava presente quando Keiko brincou com (e provavelmente engoliu) objetos estranhos retirados do fundo do mar. Eu estava presente, em mais de uma ocasião, em que ele ficou doente por se expor a patógenos que jamais teria tido contato num ambiente zoological.
Lamentavelmente, eu não estava presente (às vezes por longos períodos) quando o extremo mau tempo nos impediu de tratá-lo.
Orcas não podem ser comparadas a outras espécies às vezes transferidas a “santuários” tais como elefantes e chimpanzés. O ambiente marinho é certamente implacável e traiçoeiro, mas além dos desafios físicos óbvios, há indiscutivelmente mais perigos invisíveis para olhos inexperientes. Aposentadoria é um conceito humano que não existe na natureza e “santuário” é um termo falso frequentemente usado como alternativa para “cativeiro”. O contraste tem o objetivo de apelar para o emocional e nenhum animal se beneficia disso. É exatamente esta mentalidade (muito simplificada e sentimental) que levou à morte do Keiko.
Imagine o cão da sua família colocado numa área cercada num campo. Ele seria alimentado, mas teria pouco ou nenhum contato humano.  Isso é o que os ativistas querem para a família de Orcas do SeaWorld.
Alguns dos que mais defendem a criação de cercados oceânicos possuem apenas um exemplo em seu currículo: Keiko. O título do meu livro, “Killing Keiko” (sem nome em Português, mas que pode ser traduzido como “O Assassinato de Keiko”), é rude e é a verdade. Os ativistas de direitos dos animais mataram aquele animal. Se o Keiko Release Project (Projeto de Soltura de Keiko) estivesse sob jurisdição dos EUA, esses mesmos indivíduos seriam processados por conta das leis de proteção de mamíferos marinhos, e com razão.
Não há duvidas de que mamíferos marinhos, inclusive cetáceos, podem ser tratados com segurança em cercados nos oceanos. Existem organizações certificadas cujo comprometimento com o bem-estar animal deve jamais ser questionado e que tratam de seus animais dessa forma há muitos anos, dentre elas, a Marinha Americana. Mas para as Orcas do SeaWorld, cuja maioria nasceu em cativeiro, esses cercados são uma opção ineficaz.
Todos aqueles que se preocupam com Orcas deveriam focar sua atenção não nas que prosperam nos habitats do SeaWorld, mas na situação do meio marinho e nos animais como as Orcas Residentes do Sul do Noroeste do Pacífico que já se encontram ameaçadas. Qualquer outra coisa é um desserviço tanto para as baleias do SeaWorld quanto para as populações selvagens.




Um comentário:

  1. ACHO IRÔNICO ELE FALAR QUE OS ATIVISTAS MATARAM KEIKO .....MAS E AS MAIS DE 20 ORCAS QUE O SEAWORLD MATOU ? DESDE 1969 DIVERSOS SERES INDEFESOS FORAM ARRANCADOS DE SEUS PODS ,A MAIORIA MORREU ANTES DE CHEGAR AOS 20 , E MESMO AS DE HOJE, CLARAMENTE COM MEDICAMENTOS NEM CHEGAM AOS 30 OU 40 ANOS , AS ORCAS DO SEAWORLD NÃO SÃO UMA FAMÍLIA , SÃO UM BANDO , UM BANDO DE ANIMAIS ESTRESSADOS E AGRESSIVOS (ORKID,KALIA,KAYLA,KYUQUOT...) VIVA A SANTUÁRIOS E VIVA AOS ATIVISTAS .

    ResponderExcluir