sábado, 19 de agosto de 2017

Santuários de Orcas: Seria uma boa solução? SIM

Seguindo a proposta do blog de apresentar argumentos a favor e contra a construção de santuários de baleias, segue reportagem da revista Hakai Magazine a favor dos santuários:



"Moradia de Luxo para Baleias Aposentadas"


Por Amorina Kingdon
Publicado em março de 2017
Hakai Magazine


Existem 24 Orcas vivendo em cativeiro na América do Norte e aproximadamente mais 30 em todo o mundo. Para turistas e crianças de olhos arregalados, elas são uma maravilha que talvez jamais poderiam ver de outra maneira. Mas para um público cada vez maior, a preocupação com o bem estar dessas baleias é tão importante que nem que fosse apenas uma em cativeiro, já seria muito. Em resposta a essa mudança de senso de moralidade, muitos aquários estão aos poucos encerrando programas de reprodução, apresentações ao público, além de estarem redesenhando os tanques que habitam. Mas ambientalistas dizem que isso não é o suficiente.
Sendo a soltura no oceano não considerada uma opção, pois mesmo algumas delas tendo sido capturadas da natureza, muitas nasceram em tanques e jamais viram uma única onda. Isto posto, o Whale Sanctuary Project (Projeto Santuário de Baleia) acredita ter uma solução melhor: Cercados oceânicos onde as baleias possam finalmente descansar, meio que um “meio caminho” entre o cativeiro e a liberdade.
“Sabemos que esses animais não se dão bem em tanques de concreto”, diz Lori Marino, Diretora Executiva do Whale Sanctuary Project ex-Diretora de Ciência do Nonhuman Rights Project (Projeto Direitos de Não Humanos).
A pesquisa sobre a expectativa de vida das baleias comparada à das selvagens é controversa, mas há outros dados preocupantes. A Lori aponta as causa da morte de muitas das Orcas cativas: Pneumonia e outras infecções crônicas causadas por sistema imunológico debilitado. Taku, uma Orca macho mantida pelo SeaWorld de San Antonio, morreu por ter contraído o vírus do oeste do Nilo devido à picada de insetos, provavelmente porque a pouca profundidade dos tanques o forçaram a passar parte do tempo na superfície, tornando-o mais vulnerável. E um estudo com golfinhos nariz de garrafa mostrou que tanques menores levam a níveis mais altos de hormônios do estresse. (Orcas são os maiores membros da família dos golfinhos.)
Portanto, ela deseja devolver as baleias ao oceano, pelo menos de certa forma...
A partir de uma pequena lista de possíveis locais nos estados estadunidenses de Washington e Maine, e nos estados canadenses da Columbia Britânica e Nova Escócia, ela e seus parceiros de projeto pretendem construir o primeiro santuário permanente de Orcas do mundo.  
O santuário seria numa enseada ou numa baía com área de pelo menos 600 metros, cercada de paredes de redes de malha de 15 cm de espessura. Esta é uma área semelhante a de um campo de rúgbi e significativamente maior que a maioria dos tanques de Orcas. O santuário teria instalações veterinárias, tratadores presentes diariamente, 24 horas por dia, e capacidade para se subdividir em caso de necessidade de quarentena para baleias com problemas de saúde ou mesmo para separar aquelas com problemas de convivência. Como elas não poderão caçar, receberão peixe congelado dos tratadores.
Por fim, a Lori calcula que a construção do santuário custaria aproximadamente 20 milhões de dólares; e acredita que os custos de manutenção poderão prover de doações e da venda de materiais educativos.
Este tipo de cercado não é uma ideia nova. A Marinha estadunidense mantém golfinhos, leões marinhos, Orcas e outros mamíferos marinhos dessa forma, no estado da California. O Aquário Nacional em Baltimore, no estado de Maryland, também planeja construir um cercado no mar para seus golfinhos até 2020. E antes do Keiko (Orca estrela de “Free Willy”) voltar à natureza, ele viveu num cercado temporário numa enseada na Islândia.
Charles Vinick, membro do conselho do Whale Sanctuary Project e Engenheiro Chefe do cercado do Keiko na Islândia, diz que muitos dos detalhes do proposto santuário dependerão do local que será escolhido para sua construção, bem como este também deve atender a alguns critérios: O cercado deverá ter pelo menos 15 metros de profundidade na maior parte de sua extensão, ser de água fria, de boa circulação e alto nível de qualidade da água, sem que haja qualquer tipo de escoamento por atividades humanas, como de madeireiras.
Charles reconhece que haverá desafios e eventos imprevisíveis, como, por exemplo, o tipo de interação de Orcas mantidas menos tempo com as populações selvagens. Na Islândia, era raro ver Orcas selvagens próximas ao cercado do Keiko. “Elas não vinham para dentro da baía”, contou ele. “Quando vinham, estavam apenas de passagem. Mantínhamos hifrofones na água, e não notávamos curiosidade com relação a ele.” Porém, as informações coletadas na Islândia não foram conclusivas. Por precaução, eles gostariam que este santuário fosse longe dos locais normalmente frequentados por Orcas. 
Outra preocupação seria sobre quais novos patógenos as baleias encontrariam no local ou mesmo introduzir ao novo ecossistema. “Não sabemos”, reconhece Lori. “É um risco”. Ela diz que é por isso que o local precisa de monitoramento e bom fluxo de maré.
Harald Yurk, ecologista comportamental e especialista em bioacústica do JASCO Applied Sciences que analisou as vocalizações do Keiko antes de sua soltura, gosta da ideia dos santuários, mas acha preocupante a transferência de Orcas de um ambiente familiar para outro, o que pode causar algum tipo de estresse.
Animais retirados de tanques podem reagir da mesma forma que humanos saindo da prisão após longas penas. “Elas podem, simplesmente... Assustar!”, diz ele. Baleias acostumadas a treinamentos, shows, e outras interações, por mais que não sejam atividades naturais, podem achar a mudança na rotina ou a falta de interação estressantes. Harald alega que os tratadores deverão acompanhar as Orcas para garantir que estejam se movimentando, explorando o novo espaço e emitindo vocalizações, que são sinais de contentamento.
Até agora, a reação dos aquários com relação ao santuário foi indiferente. Mark Simmons, ex-treinador do SeaWorld e autor do livro “Killing Keiko”, chamou o plano de “sentimental e muito simplificado” no jornal San Diego Tribune.
O Aquário de Vancouver ainda não se posicionou oficialmente.
A Lori acredita que o silêncio dos aquários é compreensível, mas espera ter um diálogo produtivo quando local para construção for definido, algo que espera que ocorra este ano. No final das contas, segundo ela, ambas as partes desejam o melhor para as baleias.
Ainda de acordo com ela, o público se preocupa com o bem estar das baleias de cativeiro desde que começaram as ser capturadas nas décadas de 1960-70, mas agora este sentimento é fundamentado com dados, “Faz tempo que não é mais questão de opinião”.


P.S.: Quer saber mais sobre o Projeto? Visite o site oficial:




Nenhum comentário:

Postar um comentário