quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Morre Kasatka, a 41a. sob cuidados do SeaWorld

A morte da Orca Kasatka ontem à noite era completamente prevista. Há meses temos vistos imagens terríveis de sua pele deteriorando pelo que, tudo indicava, ser uma doença crônica provavelmente causada por fungos. O SeaWorld negava alegando que o problema era decorrente de bactérias e que ela estava com problemas respiratórios... No entanto, a todos que amam os animais essa informação pouco importava. Estava claro que ela enfrentava um intenso sofrimento. E pela primeira vez na história, o SeaWorld optou pelo sacrifício. Em comunicado, informaram que ela havia piorado demais nas últimas semanas, não se alimentava mais, mesmo com todos os cuidados voltados para ela. Disseram que tudo que estava a seu alcance foi feito para evitar este momento e que ela morreu “cercada de seu pod* e tratadores que tanto a amavam”.
Ela tinha aproximadamente 42 anos e era uma das poucas Orcas do SeaWorld ainda vivas que foram retiradas do oceano. Ela foi capturada quando tinha pouco mais de 1 ano, ao final da década de 70... Sua história deveria ter sido nas águas gélidas e cheias de vida da Islândia e jamais numa piscina de concreto. Kasatka foi também quem protagonizou as cenas de um quase afogamento de um dos treinadores do SeaWorld, Ken Peters, anos atrás (reveja na postagem "Vídeo mostra ataque ao treinador Ken Peters" - link: https://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/07/video-divulgado-mostra-ataque-ao.html. Sinal mais que contundente do stress que vivenciava no dia a dia.

Em homenagem à Kasatka, traduzi abaixo, o desabafo que o ex-treinador John Hargrove (já muito mencionado aqui no blog por seu trabalho e apoio ao blog), publicou no Instagram hoje. Ela fala do amor que sentia, das tentativas de chamar a atenção sobre sua saúde e até dos erros que hoje acredita ter cometido ao "aceitar" sua vida em cativeiro, o que é uma reflexão válida para todos nós e sobre o amor que achamos que sentimos. Acho justo conhecermos os sentimentos de quem realmente conviveu com ela, por isso a escolhi essa mensagem para compartilhar com vocês.
E assim como escrevi após da morte do Tilikum, repito para Kasatka:

Sua liberdade finalmente chegou...
Seu sofrimento acabou!


* * * * *

"A Kasatka está MORTA. Eu tentei ao máximo expor seu caso ao público e forçar o SeaWorld a permitir que a imprensa tirasse fotos dela e do que lhe estava acontecendo e insisti que um laboratório independente realizasse seus exames, mesmo sabendo que o parque jamais permitiria, por uma única razão: Eu a amava e eu sinto muitíssimo ter por tantos anos engolido todas aquelas MENTIRAS e ter achado que AQUILO estava "ok". Eu pareço tão feliz nesta foto e eu me lembro deste momento. Se ao menos eu tivesse percebido naquela ocasião como seria o fim de todas elas. Chega a me dar náuseas pensar em como apoiei a crueldade que é o cativeiro... Eu era ingênuo e pensava que já que as amávamos, estava tudo bem. No entanto, muitas mentiras, muitos acobertamentos, muitas mortes, tanto de baleias quanto de treinadores ocorreram e tudo aquilo morreu para mim. Agora, minha responsabilidade é usar toda minha experiência para expor essa indústria até que ela esteja morta também. E o SeaWorld sabe que o que expus é só a ponta do iceberg. O que eu sei vai fazê-los parar para sempre. Desculpe-me, Kasatka."




* no mínimo irônico, o SeaWorld se referir às Orcas que dividiam (por obrigatoriedade e não necessariamente por conta de laços de família ou membros da mesma espécie como na natureza) o tanque com a Kasatka de "pod".



Um comentário: