quinta-feira, 29 de junho de 2017

Baleias-Francas chegam ao nosso litoral

E para não nos esquecermos das lindas gigantes gentis que nos dão a honra da visita anualmente, venho aqui comunicar que a temporada de Baleias-Francas no litoral brasileiro foi iniciada.
As primeiras delas chegaram ao litoral de Santa Catarina no início desta semana. Pescadores afirmaram tê-las visto no domingo, dia 25, em Garopabada, e duas delas foram vistas e registradas, na segunda-feira, em Imbituba, no Sul do estado. De acordo com Karina Groch, Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, que completa 35 anos em 2017, as duas baleias adultas foram vistas por cerca de 20 minutos na praia do Rosa, o registro foi realizado pelo Instituto Baleia Franca, mas não foi possível identificar se eram fêmeas ou machos.
Nessa época, muitas baleias podem ser vistas em todo litoral catarinense, mas especialmente na área da Apa da Baleia Branca, que vai de Florianópolis a Balneário Rincão.
A temporada começa na segunda quinzena de julho e vai até novembro. Isso pelo monitoramento dos outros anos, cada ano pode ter sua particularidade. O pico da temporada é em setembro. A maioria das baleias que aparece é fêmea. “Elas ficam de dois a três meses para terem os filhotes, eventualmente para o acasalamento, no caso das baleias que já tiveram filhotes na temporada anterior e voltam para o desmame”, explica Karina.
O monitoramento dos pesquisadores do projeto Baleia Franca começou oficialmente ontem.


Em fevereiro deste ano, falei um pouco mais sobre o Instituto Baleia Franca, divulguei um pouco do trabalho que realizam e da venda da pelúcia, que auxilia a arrecadar fundos para o projeto, além de gerar oportunidades para a região local. Leia mais no link abaixo e apoie este que é um projeto de monitoramento e proteção tão importante: 
http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2017/02/ibf-cria-baleia-de-pelucia-para.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário