quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

30 sacos plásticos encontrados em corpo de baleia

Tento passar informações e evitar ao máximo imagens que choquem aqui no blog e estou desde a semana passada avaliando se devo ou não compartilhar a notícia abaixo com vocês. Mas depois de passar o final de semana no litoral (numa praia de São Paulo "teoricamente" bem frequentada e limpa duas vezes por dia por funcionários da prefeitura) fiquei assustada com o lixo na areia. Depois de um mês de férias, a natureza não tem como esconder os estragos deixados pelas pessoas. São tampas de garrafas, saquinhos plásticos de canudos, canudos aos montes, alumínio de garrafas de espumante, pedaços e mais pedaços e mais pedaços de todas as variedades de plástico. Fico feito boba catando e levando para o lixo, mas infelizmente não consigo vencer... Apesar de sempre pensar que, a cada pedacinho, posso ter salvado mais uma vida. Quem dera todos pensassem assim. Se não fosse pelo comportamento humano, jamais veríamos cenas deploráveis e vergonhosas como a abaixo.
É triste demais ver animais sofrendo por nossas irresponsabilidades...

E apenas mais uma informação:
Em 2050 haverá mais itens de plástico nos oceanos
do que vida marinha. E 2050 é AMANHÃ!!!

Que vergonha, Humanos!!!

* * * * *



Uma baleia começou a rondar a cidade de Bergen, na Noruega, no passado mês de janeiro. Foram feitas várias tentativas para guiá-la de volta às águas profundas mas sem sucesso. 
A baleia aparentava estar exausta e com vários problemas de saúde, pelo que especialistas em vida marinha da região norueguesa optaram por sacrificá-la.
O animal, uma baleia-bicuda-de-cuvier com seis metros de comprimento, foi examinado depois da morte para se perceber o que é que se passava ao certo.
“O estômago estava cheio de plástico. Foram encontrados cerca de 30 sacos de plástico, assim como grandes e pequenos pedaços de plástico. Isto não é nada bom, aliás é incrivelmente triste”, diz o zoólogo e professor Terje Lislevand, da Universidade de Bergen.
O investigador acredita que todo o material encontrado no sistema digestivo da baleia esteja por detrás do comportamento estranho do animal. Tudo indica que estava a sentir muitas dores.
“Esta baleia não foi feliz. O plástico formou uma grande bola no estômago e encheu-o completamente. O plástico deve ter entupido o seu sistema digestivo”, afirmou ao jornal Bergens Tidende.
Outro fator estranho sobre a baleia é que esta foi o primeiro exemplar da sua espécie a ser encontrado no país.


Imagem de Christoph Noever / Bergens Tidende

“Este tipo de baleia está presente em todo o mundo, mas na Noruega é uma raridade. Já ouvi rumores de outros exemplares nas nossas águas, mas esta é provavelmente a primeira baleia-bicuda-de-cuvier neste país”, acrescenta.
O investigador explica que o animal provavelmente comeu estes plásticos por pensar que se tratavam de lulas. “O plástico não é apenas um problema para as baleias, mas também para animais como as aves e as tartarugas”, aponta.
Segundo o professor, os ossos da baleia e os plásticos encontrados vão ser expostos no Museu de História Natural do país, no verão de 2019, uma forma de alertar para este tipo de acidentes provocados pelo Homem.

Fonte: HypeScience.


P.S.: Não é a primeira vez que uma baleia de bico cuvier vira notícia aqui no blog e especificamente, inclusive, por conta de LIXO! Leiam na publicação de maio de 2011 http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/05/o-plastico-e-poluicao-nos-oceanos.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário