sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Tilikum está livre

Primeiro um grito de susto com a notícia, depois uma forte respiração e o acalmar do coração...

Meus queridos leitores, Tilikum finalmente está livre!
Ele que transformou a consciência de milhões de pessoas em todo o mundo, ele que desestabilizou uma indústria bilionária, ele que mudou para sempre o futuro das Orcas em cativeiro... Tilikum partiu, mas deixou um legado como nenhuma outra. Ele lutou, ele gritou, ele fez com que nós humanos ignorantes finalmente as ouvíssemos. 
Tiraram dele a liberdade e tudo que lhe pudesse ser realmente importante... Foram longos anos de sofrimento... Quem acompanha o blog sabe bem disso... O resultado desta história terrível de vida em cativeiro pode não ter sido o que achamos que ele merecia, especialmente depois de ter gerado tanto lucro a seus detentores, mas sem dúvida ele deixou uma marca que jamais será esquecida e por isso podemos ser gratos.


Tilikum querido, siga em paz com a certeza de que você foi ouvido e que sua força será sempre lembrada, pois sua história chegará até as próximas gerações que olharão para trás e pensarão, quando nenhuma outra Orca ainda estiver em cativeiro: "Que tempos bárbaros foram aqueles, não?".
Sua força e beleza encheram nossos olhos e corações... Saiba que os que o amam de verdade hoje não choram, mas se sentem profundamente aliviados!

Sua liberdade finalmente chegou...
Seu sofrimento acabou...



10 comentários:

  1. TRISTE ,ESPERO QUE AS OUTRAS SEJAM LIBERTADAS DA ESCRAVIDÃO

    ResponderExcluir
  2. Eu nem sei o que falar sobre essa notícia, eu esperava que ele realmente fosse solto um dia na natureza porque era o que ele merecia, mas durante esses 30 anos que ele viveu ele foi muito forte e com certeza foi o símbolo de todas as orcas em cativeiro. Vai em paz tilikum, tenho certeza que você estará em um lugar muito melhor

    ResponderExcluir
  3. Eu também senti um misto de tristeza e alegria... E chorei... E choro toda vez que lembro... Choro pq tbém achei que ele seria solto, junto com todas as outras... Mas agora ele está livre... E tenho fé que logo esse circo de horrores terá fim, se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  4. Profundamente entristecida com essa notícia, mas aliviada em saber que enfim, ele conseguiu se safar das garras desses manipuladores, gananciosos sem escrúpulos.

    ResponderExcluir
  5. Ele se foi, mas mudou para sempre a historia das orcas em cativeiro. Vá em paz Tilikum.

    ResponderExcluir
  6. Uma duvida: O que é feito com o corpo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,
      O parque ainda não especificou o que será feito, nem ao menos já fez um comunicado sobre os achados da necropsia, mas, pelo histórico que já observei de parques como o SeaWorld, há várias possibilidades... Desde ser descartado em aterro ou incinerado, como ser enterrado para depois retirarem os ossos para exibição no próprio parque, em museus, etc. Acredito que haverá uma cobrança geral sobre o que será feito, portanto saberemos em breve, caso o SeaWorld não queira controlar até esta informação.
      (Eu apostaria na exibição no próprio SeaWorld, mas vamos aguardar.)

      Prometo divulgar quando souber, ok?!
      Acompanhe no Blog, Twitter ou Insta.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Ok. Admiro seu blog. Parabéns!

      Excluir
  7. O que você disse que sentiu foi exatamente o que aconteceu comigo...primeiro um susto, depois o acalmar do coração.

    Tive que ir ao Sea World em agosto. Quando ouvi a notícia de que Tilly estava muito doente movi mundos e fundos pra tirar visto, e preparar tudo para ir a Orlando. Eu só torcia para que ela me esperasse, e para que o meu sonho de conhecer as orcas fosse com ela por perto.

    Reservei um hotel a poucos metros porque queria sentir aquele lugar, sentir a proximidade daqueles animais. No dia que visitei o Sea World era uma mistura de sonho com questionamentos, e a tristeza de constatar que, realmente, aquelas piscinas são prisões minúsculas para seres daquela magnitude. E lá estava ele: Tilikum, no fim do espetáculo dando um salto esplendoroso. E foi só! Olhei profundamente os olhos daqueles animais: quanta doçura! Senti ali o amor no tratamento com eles, porém é egoísta pensar que aquilo é vida digna para eles. É como aceitar um familiar preso injustamente sem perspectiva nenhuma de liberdade.

    Seja livre, Tilikum! Para sempre, definitivamente, em nossos corações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito sensível seu comentário, Raymisson! Temos os mesmos sentimentos sobre tudo isso.

      Agradeço por compartilhar sua experiência conosco.

      Um abraço

      Excluir