quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Orcas são vistas na NZ pela primeira vez no ano

Que tal um pouco de notícia boa?
Estamos precisando, não?
Então vamos lá:

* * * * *


Foi com imensa alegria que turistas tiveram o primeiro encontro com Orcas do ano, no último dia 10, na Nova Zelândia. O pod era comporto de dez Orcas sendo um macho bem grande, outro com a nadadeira dorsal deformada, quatro fêmeas, duas jovens e dois filhotes de aproximadamente 2 anos de idade. A nadadeira dorsal provê estabilidade nos movimentos, mas a Orca com a deformidade parecia não se afetar. Os filhotes, segundo Julian Yates, Capitão da embarcação, aproximaram-se curiosos do barco parecendo que queriam subir nele. Observaram cada detalhe... viraram para cima, para baixo, verificaram as hélices, o casco, etc.
De fato, devo observar que, Orcas neozelandesas possuem comportamento muito peculiar comparado a outras populações que já observei, pois são extremamente curiosas e até atrevidas, sempre se aproximam de barcos, caiaques, pranchas, adoram interagir, se exibir e investigar o que tiver pela frente. É fácil identificá-las por este tipo de comportamento, é só observarem outras postagens aqui do blog. Dão sempre um show!
Fizeram um outro passeio naquele mesmo dia e apesar do pod já ter se deslocado, lá estavam os filhotes novamente atrás do barco observando as pessoas.




No vídeo abaixo é possível ver parte do encontro, porém, neste link, há um vídeo mais completo que mostra o momento em que os filhotes curiosos vêm observar o barco: https://www.tvnz.co.nz/one-news/new-zealand/looks-like-wants-climb-board-extraordinary-orca-encounter-sees-pod-investigate-boat-in-akaroa-harbour



Existem apenas de 150 a 200 Orcas habitando as águas neozelandesas. Apesar de elas serem protegidas na região, é triste pensar que são tão poucas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário