terça-feira, 22 de novembro de 2016

Orquinha ganha nome na Escócia

O membro mais jovem de um pod de orcas que visita frequentemente as águas escocesas recebeu um nome através do voto popular.
A orquinha que nasceu este ano vai ser chamada de “Tide” (Maré, em Português). Este nome foi escolhido a partir de uma pequena lista de quatro nomes por um júri dos grupos de defesa e pesquisa de animais Orcas Guardian Iceland, Caithness Sea Watch, Shetland Wildlife e Scottish Wildlife Trust. Os outros possíveis nomes eram Save, Echo e Norse.
Mais de mil pessoas votaram para escolher este que foi o nome indicado por crianças de uma escola de Glasgow, com objetivo de individualizar cada orca do pod e evitar confusões, como muito é feito em outras partes do mundo. Lembrando que se utilizam de algumas distinções físicas de cada uma para identificá-las e documentá-las como formato da nadadeira dorsal, manchas na pele, cicatrizes, marcas, etc.

Mousa e Tide (imagem do The Press and Journal)

Essas baleias vivem em águas islandesas mas tendem a viajar para o Sul, passando por Shetland e seguindo pela costa escocesa durante a primavera do hemisfério norte, provavelmente para caçar filhotes de focas. Há casos em que as Orcas possuem nomes diferentes na Islândia e na Escócia. A mãe da Tide, por exemplo, é chamada de Mousa na Escócia e de Vendetta na Islândia.
Existe um pequeno pod de Orcas que vive somente nas águas escocesas, mas são apenas sete, pois perderam mais um membro (chamada de Lulu) no início do ano. Triste pensar que são tão poucas, não?




Nenhum comentário:

Postar um comentário