sexta-feira, 29 de abril de 2016

Vídeo mostra Morgan batendo a cabeça contra portão

Bom, se você ainda conhece alguém que defende cativeiros de baleias e golfinhos, talvez o vídeo da Morgan divulgado esta semana pode fazer com que este alguém mude de ideia. E se não mudar, ao menos trará reflexão.
As imagens disponíveis neste link http://blog.seattlepi.com/candacewhiting/2016/04/26/seaworlds-killer-whale-filmed-repeatedly-bashing-into-gates/ mostram Morgan agindo de forma extremamente agressiva, vocalizando e batendo a cabeça contra o portão do pequeno espaço de tanque em que estava (não se sabe o motivo) sendo mantida. Nem o som da música alta impede que as pancadas sejam ouvidas de longe... É assustador e triste!
Além de Morgan, que foi retirada da natureza sob a promessa de reabilitação e soltura (já que estava desnutrida e sozinha), o que obviamente não aconteceu, o Loro Parque (localizado em Tenerife, nas Ilhas Canárias), que aparece nas imagens, possui mais cinco Orcas, todas pertencentes ao SeaWorld, emprestadas para "fins de reprodução" (incluindo uma que nasceu no próprio parque).
O Loro Parque declarou que os sons das pancadas são apenas de Morgan "empurrando o portão com força". No entanto, Orcas batendo a cabeça em paredes e portões de tanques sempre foi observado em cativeiro... São formas de demonstração de extrema frustração e estresse que chegam a representar auto-mutilação, como já descrito em relatórios da Dra. Ingrid Visser especificamente sobre a Morgan. Há inúmeros casos de suicídio (sobretudo entre golfinhos) cometidos desta forma.
Para o ex-treinador do SeaWorld e autor do livro "Beneath the Surface" publicado no ano passado, John Hargrove, Morgan não estava apavorada ou em pânico, mas sim agindo com extrema violência e agressividade. Ele disse já ter observado este tipo de comportamento diversas vezes de Orcas e que ele pode causar quebra de dentes, fraturas na face e até mesmo hemorragia e morte.


Aproveito esta postagem para levantar uma questão que tem me intrigado desde que o SeaWorld divulgou que não dará prosseguimento em seu programa de reprodução de Orcas em seus parque: E as Orcas que estão no Loro Parque? Eles estão incluindo elas também em sua suposta decisão? Até agora o parque não as mencionou... Não duvido nada que logo logo uma delas (possivelmente Morgan) apareça "grávida".


P.S. 1: Caso você não conheça o caso da Orca Morgan, faça uma busca aqui no blog, pois há inúmeras postagens sobre ela.
O blog foi o primeiro veículo de comunicação brasileiro a divulgar sua história no Brasil.

P.S. 2: Foi no Loro Parque que, exatamente dois meses antes da morte da treinadora do SeaWorld, Dawn Brancheau por Tilikum, o também treinador Alexis Martinez foi morto numa sessão de treinamento na véspera de Natal pela Orca Keto (pertencente ao SeaWorld). Saiba mais sobre esta história neste link: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2013/06/a-morte-do-treinador-alexis-martinez.html.





Um comentário:

  1. Também me ocorreu isso, porque não vi em lugar nenhum eles mencionando as orcas "emprestadas". Apenas falaram que não mais fariam nos seus parques. Ass.: Joaquim

    ResponderExcluir