domingo, 27 de março de 2016

Filhote de Orca é encontrado morto em Sooke (Canadá)

Foto: Paul Cottrell (DFO)
Um filhote de baleia Orca foi encontrado morto próximo a Sooke, na Columbia Britânica, no Canadá, de acordo com o Departamento de Pesca e Oceanos (Department of Fisheries and Oceans – DFO). Um representante do DFO, Paul Cottrell, disse que a carcaça foi avistada no início da semana perto de Sooke Point, mas só foi localizada nesta sexta-feira.
Houve um baby boom dentre a população de Orcas Residentes do Sul (que possui atualmente 85 membros), com o nascimento de 9 Orcas desde dezembro de 2014, no entanto, um filhote do Pod J desapareceu em fevereiro e, desta forma, considerado morto.
Os pesquisadores ainda estão trabalhando para determinar de que pod esta Orca morta pertence. “Nós fotografamos a nadadeira dorsal e enviamos aos especialistas para verificar se conseguem identificá-la, já que possuem todos os filhotes catalogados”, disse Paul, que é Coordenador de Mamíferos Marinhos do DFO. Ele ainda descreveu o filhote como sendo uma fêmea de aproximadamente dois metros de comprimento.
O salmão da espécie Chinook é o principal alimento dessas Orcas, de acordo com os pesquisadores. “Num ano de abundância de salmão há muita fartura, em contrapartida num ano de pouca abundância, fica muito difícil para elas”, mencionou à CBC, Lance Barrett-Lennard, especialista em mamíferos marinhos do Aquário de Vancouver. “Apesar dos nascimentos, esta população ainda está em risco”, acrescentou ele. “Acreditamos que parte do motivo da reprodução estar em baixa é devido à quantidade disponível de alimento e suas variações de quantidade a cada ano.”
Uma necropsia teria sido realizada na sexta-feira mesmo, mas a causa da morte ainda não fora divulgada. De qualquer forma, já foi possível adiantar que ela estava emaciada e tinha uma infecção.



Fonte: CBC News de 25 de março de 2016.



Nenhum comentário:

Postar um comentário