quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Orca selvagem sobrevive com a ajuda de companheiras

Um grupo de conservação russo divulgou imagens de uma Orca na natureza que provavelmente tem sobrevivido através do auxilio de outros membros de seu pod. Não é a primeira vez que se tem notícias de uma situação como esta. Contrariando a ideia popular de que, diferentemente dos humanos, os animais estariam aqui na Terra vivendo cada dia apenas focado em sua sobrevivência. Afinal, se essa ideia fosse verdadeira, não haveria por que o grupo tentar manter esta Orca viva (já que seus genes não deveriam ser repassados para as próximas gera coes). Eu sempre acreditei que Orcas e diversos outros animais vivem em sociedades complexas e não focam apenas na sobrevivência individual, mas na evolução tanto individual quanto de sua espécie... Além de que repetidamente demonstram um tipo de compaixão e solidariedade, fugindo um pouco desta ideia unica de instinto ou sobrevivência que e constantemente mencionada quando o assunto são os animais. Não querendo humanizá-los, mas acredito que haja muito mais por trás do que o comportamento animal nos demonstra.
Este e mais um exemplo: Neste último verão do hemisfério norte, uma Orca foi fotografada com uma visível deficiência na parte dorsal. Ela nadava mais lentamente atras do pod, mas um dos machos ficava ao seu lado o tempo todo. E, independentemente de sua deficiência, ela não parecia nem um pouco magra, o que sugere que ela tem sido alimentada por outros membros de sua família.







3 comentários:

  1. Post maravilhoso!
    Reforça ainda mais a complexidade do comportamento e a vivência em termos de sociedade desses animais.
    Com certeza, há muito por trás disso tudo.
    No caso de surgir mais notícias relativas a esse post, por favor, compartilhe conosco.
    Aliás, parabéns pelo blog!
    Provavelmente o mais rico em informações em relação as orcas em nosso país!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Asafe,
      Pode deixar que tendo mais informações, publico no blog!
      No ano passado, eu já havia divulgado um caso semelhante observado na África do Sul - Dê uma olhada na postagem de 23 de maio de 2013 "Orca "deficiente física" é fotografada na África do Sul" (http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2013/05/orca-deficiente-fisica-e-fotografada-na.html). Você vai gostar!

      E muito obrigada pela mensagem! Fico feliz que goste do blog!

      Abraços

      Excluir
  2. Que demais! Me dá muito dozinho dela, mas uma felicidade imensa em saber q pelo menos os animais têm a cosnciência em ajudar seu próximo... São mais humanos q a gente! Q lindo! *-*

    ResponderExcluir