terça-feira, 28 de outubro de 2014

Orcas capturadas na Rússia mantidas em péssimas condições

Notícias perturbadoras vindas da Rússia revelam que duas orcas, Narnia (7 anos e 2,5 toneladas) e outro macho (5 anos e 1,5 tonelada) não identificado, ambos capturados da natureza em 2012 e 2013, respectivamente, estão atualmente sendo mantidas em condições precárias num tanque enferrujado e improvisado devido aos atrasos na abertura do novo Oceanário de Moscou, o VDNKh.
As orcas foram levadas a Moscou em dezembro de 2013 e já se passaram dez meses que estão numa instalação temporária, com todo o trabalho de construção em torno delas.


Entre 2012 e 2013, um total de sete orcas foram retiradas de suas famílias na natureza e enviadas para parques marinhos. Neste verão do hemisfério norte, mais quatro foram retiradas do oceano na região. Acredita-se que três estão atualmente em Vladivostok e mais duas já foram levadas para um novo parque marinho na China. Um porta-voz do FEROP - Far East Russia Orca Project ("Projeto Orca do Extremo Oriente Russo") disse: "Precisamos de uma legislação para tratamento de animais marinhos em cativeiro. Todo país civilizado tem um, menos a Rússia."


Assista ao vídeo com imagens das Orcas divulgado ontem:



Em 2012, o blog já tinha divulgado a história da captura da Orca Narnia e feito uma campanha para assinatura de uma petição para que ela fosse libertada (mesmo que isso infelizmente não tenha surtido efeito): http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/10/vamos-ajudar-libertar-orca-narnia.html. Antes disso, em 2011, também já tinha alertado para o forte risco de Orcas serem capturadas da natureza na Rússia... Dado que, lamentavelmente, o governo havia dado permissão para tal. Era uma esperança que isso não se concretizasse, pois os resultados eram previstos. E aí estão eles para quem quiser comprovar... Triste demais! http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/03/previsao-de-novas-capturas.html.



P.S.: As imagens foram obtidas no site "The Dodo", que também contém uma denúncia sobre o caso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário