sexta-feira, 16 de maio de 2014

Orca centenária está de volta

É com ansiedade que pesquisadores e moradores da região do Norte do Pacífico aguardam anualmente, com a chegada do verão, o retorno de Orcas Residentes e Transeuntes que passam parte do ano no local. São os pods de Orcas mais bem conhecidos, estudados e acompanhados em todo o mundo e o famoso Pod J ("Jay-Pod"), que ficou conhecido mundialmente por ficticiamente ser o pod que Willy pertencia, está entre eles. E nele, sua mais majestosa presença: a querida Granny!
Granny, cuja tradução significa "vózinha", também é conhecida pela identificação científica "J-2", e neste ano ela está completando nada menos que 103 anos! Isso mesmo: CENTO E TRÊS ANOS!
Ela retornou linda e forte, como todo ano, juntamente a seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Desde que ela foi vista pela primeira vez em meados da década de 1930, sabe-se que ela teve dois filhotes, que também tiveram os seus. Sabe-se também que um de seus netos, chamado Canuck, morreu aos 4 anos de idade depois de ter sido capturado e mantido em cativeiro pelo SeaWorld.
A presença magnífica de Granny vem contrariar mais uma vez a afirmação do SeaWorld ao responder ao ocumentário "Blackfish" quando afirmaram que "ninguém sabe ao certo quanto vive uma Orca"... Pois bem SeaWorld, segura esta então! 103 está bom para vocês?

Eu tive o prazer e a sorte de observar Granny por duas vezes. A última vez foi em 2011 quando consegui este registro abaixo:





P.S.: O blog já mencionou Granny diversas vezes, especialmente quando ela estava completando 100 anos e várias comemorações foram organizadas pelos pesquisadores e moradores da região em que ela visita. Veja mais na postagem de julho de 2011:






Nenhum comentário:

Postar um comentário