segunda-feira, 10 de março de 2014

Orcas também preferem um lado para "carregar" seus bebês

Um grupo de cientistas russos com o auxílio de pesquisadores da mesma nacionalidade passaram anos estudando a lateralidade comportamental em Orcas e outros animais.
A lateralidade é a predisposição à utilização preferencial de um dos lados do corpo para algumas tarefas. Um bom exemplo disso é o fato de humanos serem canhotos ou destros.
Sabe-se que a maior parte das mamães gostam de carregar seus bebês com o braço esquerdo, pois como a maioria dos humanos é destra, acredita-se que as mamães se adaptaram dessa forma para que ficassem com a mão direita livre para outras tarefas. Para testar esta hipótese, Karina Karenina (estudante de Doutorado na Saint Petersburg State University, na Rússia) decidiu verificar se esta lateralidade também ocorre com animais que não possuem mãos, incluindo Orcas. Para tal, registraram imagens de Orcas e seus filhotes mostrando em que lado das mães eles ficavam. A posição do barco de pesquisa (distância das baleias e se estava ou não em movimento) também foi considerada para verificar se alteravam o comportamento das Orcas.
Como resultado, percebeu-se que os filhotes gostavam que as mamães ficassem do lado esquerdo deles, mas se o barco se aproximasse demais, as mamães assumiam o controle e os colocavam do lado esquerdo delas, onde eram mantidos. Karina também observou o mesmo comportamento em outras espécies como baleias belugas, cavalos, cangurus e uma espécie de antílope. Isso provavelmente está ligado à lateralidade das funções sociais no cérebro dos animais, como nos humanos.

O estudo completo (em inglês) foi publicado neste link: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0003347213004296




Nenhum comentário:

Postar um comentário