terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Novo veredito para Morgan

Para quem acompanha o caso da Orca Morgan, não se esqueçam que amanhã sai novo veredito sobre o caso, dado que os ativistas entraram com recurso após a decisão anterior (de 2012) de mantê-la no Loro Parque.


Morgan foi capturada filhote na Holanda em 2010 quando havia se perdido do pod e estava desnutrida e desidratada. Sua captura ocorreu com a promessa mentirosa de que seria reabilitada e devolvida ao oceano (e que jamais seria exibida ao público). Mantiveram-na durante um período no Aquário que a reabilitou, mas descaradamente foi transferida (após a decisão de um juiz...) para o espanhol Loro Parque em 2011, nas Ilhas Canárias. O Loro Parque é "parceiro do SeaWorld" e todas as Orcas que possuem pertencem ao parque americano. Morgan, que a princípio não poderia ser exibida ao público, passou imediatamente a ser treinada e hoje se apresenta em shows diários no parque, além de sofrer todo o tipo de abuso das outras Orcas que possuem um forte histórico de hostilidade entre si.
Apesar de racionalmente duvidar muito da libertação de Morgan, esperança é última que morre... E espero com toda a força do meu coração poder voltar amanhã e divulgar aqui que a promessa que lhe foi feita quando a roubaram do oceano será finalmente cumprida!

Para quem não conhece sua história, convido à pesquisar o blog, pois há diversas informações sobre ela. Basta digitar o nome "Morgan" no espaço de pesquisa ao lado. A primeira vez que divulguei informações sobre ela foi em agosto de 2011, na postagem "Free Morgan", disponível no link: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/08/free-morgan.html.


P.S.: A imagem exibida foi divulgada pela Fundação Free Morgan - "Veredito de Morgan: Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014 - Tirem ela daqui!" (dá para ver bem os machucados na pele provocados por mordidas de outras Orcas e um ferimento na boca, já que ela já apresenta reações de estresse mordendo as grades do tanque e acaba se ferindo).




Um comentário: