quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Taiji construirá parque marinho

Apenas para comprovar mais uma vez a relação entre a matança anual de golfinhos e baleias no Japão e a indústria de cativeiros, leiam esta notícia publicada pelo G1 no último dia 07:


"Cidade japonesa famosa por morte de golfinhos quer ter parque marinho"

A cidade japonesa de Taiji, tristemente conhecida no mundo pelo massacre de golfinhos, planeja abrir, em até cinco anos, um parque marinho onde as pessoas possam nadar com golfinhos e pequenas baleias.
Esse pequeno porto na região central do Japão se tornou famoso pelo documentário "The Cove" ("A enseada", em tradução literal, mas lançado no Brasil como "The Cove – A baía da vergonha"), premiado com um Oscar em 2010.
O filme denuncia a captura anual, em Taiji, de dezenas de golfinhos e botos, levados para parques de atrações, além do massacre de cerca de 23 mil por ano no país para consumo de carne.
Os animais são levados para uma enseada (cove), onde são abatidos com facas e lanças de pescadores em pequenos barcos. O documentário chama a prática de "desnecessária e cruel" e trata, ainda, dos riscos de contaminação da carne por mercúrio.
As autoridades municipais da pequena cidade portuária, porém, desejam transformar uma parte da baía em reserva natural, na qual os turistas e outros curiosos possam nadar ou usar caiaques na companhia dos golfinhos, confirmou à AFP Masaki Wada, funcionário da administração da cidade.
O porto já tem uma reserva com cetáceos para aumentar o turismo, mas as autoridades querem desenvolvê-la em larga escala, disse o funcionário, que detalhou que o parque pode ter uma área de 280 mil m².
"Queremos fazer de toda a localidade um parque, onde (as pessoas) poderão observar esses mamíferos marinhos e também degustar produtos marinhos, entre eles golfinho e baleia", afirmou Wada.
O funcionário destacou, porém, que essa iniciativa de reserva natural não significa o fim da pesca em Taiji.



Um comentário:

  1. Lindo isso, vá nadar com os golfinhos em cativeiro e ai depois passe na loja de lembranças, compre um imã de geladeira de um golfinho sorridente, um bichinho de pelúcia e ai quem sabe depois passe no restaurante pra experimentar a deliciosa carne de golfinho ou de baleia, já brincou e tirou uma foto recebendo beijinho, agora vai lá brincar com o bicho na sua mesa!! Ai, só deus sabe a raiva que da imaginando isso!! E a outra situação das orcas pegas na russia? Oh raiva!!!

    ResponderExcluir