domingo, 16 de junho de 2013

Loro Parque comunica a morte de Vicky

O Loro Parque, parque marinho de Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha, acabou de anunciar a morte de Vicky, Orca de 10 meses de idade. Vicky pertence, na verdade, ao SeaWorld, parque temático dos EUA.

Esses 10 meses de vida não foram nada fáceis para a pequena Orca. Imediatamente após ter nascido, foi rejeitada pela mãe Kohana e teve que ser alimentada pelos tratadores. Ela foi o segundo filhote rejeitado por Kohana, o primeiro havia sido Adan, em 2010, dois anos antes (lembrando que, na natureza, Orcas fêmeas costumam ter filhotes a cada 5 anos, jamais 2... Infelizmente, nesses parques, elas são obrigadas a isso através da inseminação artificial).

A linhagem da Orca Vicky, assim como do Adan é bem polêmica e só traz preocupação com relação ao programa de reprodução do parque:
Keto é pai dos dois filhotes de Kohana. Depois do Adan ter sido rejeitado, grupos conservacionistas se opuseram à nova inseminação da Kohana, e quando Vicky nasceu, sua linhagem trouxe preocupação com relação à  reprodução entre os animais do parque. Entenda:

Com a mãe da Kohana, Takara, sendo meia irmã do Keto, seu pai, Kotar, também se torna avô de Kohana. Avaliando um pouco mais profundamente, a reprodução entre eles fica ainda mais complicada, porque significa que Kohana deu à luz seus próprios tios por duas vezesDesse modo, a pequena Vicky tinha por parte de pai o mesmo avô que sua mãe, que também seria seu bisavô por parte de mãe (através da Takara).
Resumindo: Vicky é parente de 21 das 26 Orcas do SeaWorld, assim como Adan.

Essa questão da reprodução nos cativeiros é um dos motivos que os ativistas europeus que lutam pelos cetáceos estão planejando uma manifestação para o próximo dia 28 de junho. Eles exigirão da União Europeia que fechem todos os delfinários no continente. "O cativeiro compromete gravemente a qualidade de vida dos golfinhos", disse Yvon Godefried na página da petição, "na natureza, os cetáceos possuem vidas sociais altamente complexas que não podem ser recriadas em cativeiro".

De acordo com o contrato de empréstimos do SeaWorld, as Orcas que nascem no Loro Parque também são propriedade do "SeaWorld Parks and Entertainment".

No ano passado, divulguei os detalhes do nascimento de Vicky e sua "polêmica" linhagem genética nesta postagem: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/09/loro-parque-divulga-nascimento-em-seu.html.

Há poucas horas, ao comunicar a notícia, o parque divulgou a seguinte mensagem:

"Contrastando com a alegria que o Loro Parque anunciou o nascimento de sua segunda orca na Espanha no último dia 3 de agosto, hoje, com imenso pesar informamos a triste perda de Vicky, que com muito cuidado e afeto, foi tratada por nossa equipe nos últimos 10 meses.
Vicky se mostrou brincalhona, ágil e inteligente, além de ter conquistado o coração de toda a equipe do Orca Ocean e dos visitantes que a conheceram.
As causas de sua morte repentina ainda não foram esclarecidas, mas os veterinários e especialistas estão trabalhando na necropsia para determinar as causas. A equipe do Orca Ocean, que cuidam e monitoram o comportamento dos animais diariamente, notaram nos últimos dias uma mudança em seu comportamento. Por isso, especialistas na área foram consultados, incluindo o Veterinário Chefe do SeaWorld que veio dos EUA especialmente para avaliar o estado de Vicky."


Fonte: Digital Journal



4 comentários:

  1. Vanessa,porfavor se puder me dar noticias sobre a causada morte de vick,por favor poste!



    Alexia(estou facinada pelo blog)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexia!
      Até hoje não divulgaram nenhuma informação oficial sobre a causa da morte... Apenas alegaram que foi algo relacionado a problemas intestinais. Dificilmente esses parques divulgam detalhes sobre a causa da morte e geralmente nos resta apenas especular.
      Mas qualquer informação adicional, pode deixar que eu posto!

      (que bom que esteja gostando do blog! - é ótimo receber feedbacks assim positivos!)

      Excluir
  2. Olá, desde criança sou apaixonada por orcas e me encantei quando vi o seu blog, pois nunca tinha visto nenhum blog brasileiro que falasse sobre orcas. Um dia vi uma postagem em quadrinhos no seu blog que falava sobre uma orca chamada Kotar e fiquei chocada com a sua morte. Se puder gostaria que me falasse mais sobre ela.
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KOTAR FOI CAPTURADO EM 1978 JUNTO COM KAHANA (MORTA),SHAWN (MORTA), BETTY (MORTA),KASATKA (MORTA ), KATINA (ATUALMENTE VIVA), E UM MACHO QUE MORREU QUATRO MESES APÓS A CAPTURA , ELE TINHA MENOS DE UM ANO QUANDO FOI CAPTURADO,EM TODA A DÉCADA DE 80 ESTEVE NOS QUATRO PARQUES OHIO,SAN DIEGO,ORLANDO E TEXAS, ELE PRESENCIOU O NASCIMENTO DE KALINA , LUTOU COM KANDUKE EM 1987 , E TEVE 4 FILHOTES TAKARA , KEET , KETO , FILHOTE DE HAIDA 2 E UM FETO ABORTADO DE SAMOA .

      Excluir