sexta-feira, 29 de março de 2013

Endoscopia... Em Orcas?


Este vídeo de 2006, mostra Keto, orca macho, atualmente com 17 anos de idade, sendo preparado para uma endoscopia no Loro Parque (nas Ilhas Canárias). O procedimento teoricamente foi necessário porque ele andava mordendo os cantos do tanque e teria ingerido pedaços de tinta. Este comportamento é infelizmente observado com frequência em Orcas e golfinhos que vivem em cativeiro, por conta do stress que passam diariamente.
Existem relatos que afirmam que este procedimento não só ocorreu com Keto, mas com outras Orcas do Loro Parque. Porém, de acordo com o ex-treinador do SeaWorld, Jeffrey Ventre, a endoscopia não é um procedimento comum entre Orcas em cativeiro. Segundo ele, durante os oito anos que trabalhou no parque, ele nunca viu uma endoscopia sendo realizada, no entanto, viu diversas vezes tubos sendo introduzidos no estômago de Orcas para forçá-las a se alimentarem.

As imagens são desagradáveis, mas acho que são importantes para ilustrarem, de fato, os transtornos e o sofrimento que as Orcas passam em cativeiro. E antes que aleguem que isso significa que esses animais possuem um excelente atendimento veterinário (como se isso minimizasse a atrocidade ou que justificasse a permanência desses animais em piscinas), por favor, não se esqueçam que isso só foi realizado devido a um comportamento disfuncional por parte das Orcas, resultante de intenso stress, e que ingeriram substâncias químicas, artificiais, criadas pelos homens...
Uma Orca no oceano jamais passaria por uma endoscopia. Jamais!!!
O vídeo abaixo, postado por Jeffrey Ventre no YouTube, mostra apenas dez segundos, ainda na preparação para o exame, mas já provoca repulsa naqueles que o assistem:


O vídeo mais completo pode ser visto neste link: http://www.outsideonline.com/featured-videos/Keto-Endoscopy.html

Keto, apesar de viver neste parque, pertence ao SeaWorld e está “emprestado” ao parque espanhol.
Apesar de somente a morte da treinadora do SeaWorld Dawn Brancheau ter sido amplamente divulgada no Brasil, dois meses antes de sua morte, em 24 de dezembro de 2009, o treinador Alexis Martinez, foi morto numa sessão de treinamento de trabalhos na água com Orcas. O responsável por sua morte (tão brutal quanto à de Dawn) foi Keto!



P.S.: Desde que iniciei o blog, estou devendo uma postagem mais completa sobre a morte de Alexis Martinez. Prometo escrever em breve... Quero escrever com a calma e a riqueza de detalhes que o assunto merece. Aguardem!



Um comentário: