quarta-feira, 27 de março de 2013

A Fall from Freedom

Um dos filmes mais interessantes e esclarecedores, que inclusive já foi mencionado diversas vezes aqui no blog, sobre a manutenção de baleias e golfinhos em cativeiro e que explica a relação entre a matança de golfinhos no Japão e a indústria do entretenimento, é o "A Fall from Freedom", da Earth Views Productions.

Gostaria muito que todos tomassem conhecimento do filme e pudessem assistí-lo. Pelo site oficial, www.afallfromfreedom.org, é possível comprar o DVD ou efetuar o download por um baixo custo. Existem algumas versões disponíveis no YouTube, mas acho que vale a pena efetuar o download, até mesmo para promover o filme e demonstrar seu interesse e respeito aos produtores.
Não há uma versão dublada ou legendada para o Português. Eu cheguei a entrar em contato com os produtores para me informar sobre esta versão ou se algum distribuidor brasileiro já se interessou pelo filme, mas infelizmente não é o caso.
Mas tentem assistir mesmo assim, as imagens às vezes falam por si só.
Abaixo segue o trailer do filme e a transcrição do áudio, com citações de Lori Marino, Ric O'Barry, Paul Spong, entre outros respeitados e renomados estudiosos da área.





"Baleias e golfinhos não pertencem a cativeiros! Não há a menor possibilidade de os humanos proporcionarem a esses animais o que encontram na natureza."


"As Orcas são provavelmente os mamíferos com os mais fortes laços sociais do planeta, de muitas formas até mais do que os seres humanos. Em algum momento, as jovens fêmeas vão se distanciar para criarem suas próprias famílias, já os jovens machos ficarão com a matriarca por toda sua vida."

"Na vida desses animais, o reconhecimento do ser como indivíduo é definido através dos relacionamentos: quem são seus amigos, quem é sua família, quem são seus filhotes. E isso só pode ser encontrado na natureza!"


"No caso das Orcas e dos golfinhos, não há a menor possibilidade de um tanque de concreto chegar perto do que seria a vida deles se vivessem em seu habitat."

"Uma vez que nós tiramos esses animais dessa caixa de concreto cheia de cloro e os colocamos nas águas naturais do mar, eles se recuperam e começam a sentir novamente o ritmo natural do oceano, as marés, as correntezas; todas essas coisas que não valorizamos são muito importantes para eles."

"Se nós somos a espécie consciente, detentora da moral, já deveríamos ter concluído que não precisamos continuar retirando animais da natureza para colocá-los em cativeiros para serem representantes para as próximas gerações."



* * * * *

Lembrem-se deste filme antes de pagarem para
visitar um parque marinho ou para
nadar com os golfinhos!



P.S. 1: A captura de golfinhos e orcas pode ser vista a partir do 12º minuto e das belugas por volta do 19º minuto. As imagens são muito tristes.

P.S. 2: Visite o site do filme, divulgue-o a seus amigos, curta-o no FB (https://www.facebook.com/pages/A-Fall-From-Freedom/122025744542806) - Quanto mais pessoas souberem desta terrível realidade, menos apoiarão a indústria dos cativeiros e poderemos ver livres e felizes os animais que tanto amamos e admiramos.

P.S. 3: Caso você tenha interesse em assistir ao filme, mas tiver alguma dificuldade com a língua ou dúvida, posso ajudar. Mande perguntas para o e-mail v.pod.orcas@gmail.com ou aqui mesmo no campo de comentários. Será um prazer ajudar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário