sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cão é treinado para encontrar golfinhos

Para iniciar o ano bem leve, li um livro recomendado/emprestado pela minha sobrinha de 8 anos que gostaria de compartilhar e recomendar aqui no blog. O livro, de autoria de Elizabeth Carney, chama-se "Dog finds lost dolphins: And more true stories of amazing animal heroes" ("Cão encontra golfinhos perdidos: E mais histórias reais de incríveis animais heróis", mas que não foi traduzido para o português ainda) e é de uma coleção da National Geographic voltada para crianças. O livro é dividido em três lindas histórias sobre animais considerados "heróis", sendo a primeira delas sobre a labrador preta chamada Cloud, que foi treinada para encontrar golfinhos encalhados nas praias do estado da Flórida, nos EUA.
Como é do conhecimento popular, os cães possuem olfato extremamente apurado e esta foi a primeira vez que um deles foi treinado para identificar à distância odores de golfinhos e demais cetáceos. A ideia surgiu da necessidade de ação imediata sempre que um cetáceo encalha próximo à praia, pois muitas vezes, apesar das pessoas comunicarem quando os veem nesta situação, nem sempre é fácil encontrar o local exato, e com isso, o tempo perdido acaba sendo fatal.
Encontrar a raça ideal para desenvolver esta atividade também não foi fácil, mas por ser um excelente nadador e extremamente fácil de se lidar e treinar, não houve dúvidas de que teriam que encontrar um labrador para tal.
Cloud está sempre alerta quando seu treinador recebe uma ligação para que localizem animais em apuros... Logo já está com seu colete salva vidas em frente ao pequeno barco de busca.
Cloud obteve sucesso desde sua primeira busca e, desde então, novos cães já estão sendo treinados para a mesma atividade.
Saiba mais sobre o trabalho de Cloud visitando o site da fundação que a treinou no salvamento de golfinhos "The dolphin and marine medical research foundation" (http://www.dmmr.org/).
Recomendo o livro a todos e principalmente recomendo que seja lido para as crianças, pois irão adorar.


P.S. 1: O livro ainda tem mais duas histórias muito interessantes de animais heróis. Um delas sobre Ned, um jovem que sofreu um grave acidente de carro e ficou tetraplégico, mas que teve uma melhora mais que significativa depois que passou a ter o auxílio diário da macaquinha Kasey (treinada nos EUA para auxiliar pessoas com dificuldades motoras) para que pudesse desenvolver uma série de atividades (veja mais detalhes sobre a história neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=G0lwf0-Pwt4). A outra história relata o trabalho de ratos africanos treinados para localizarem minas terrestres em áreas que foram cenário de guerra, evitando milhões de acidentes, melhorando a qualidade de vida de populações e proporcionando o desenvolvimento de áreas que não eram propícias para obras anteriormente. Visite o site da Organização que treina os ratos para esta atividade, pois é muito interessante (além de encontrarem minas terrestres, eles estão sendo usados para detectarem a tuberculose em exames clínicos e estão ajudando a salvar muitas vidas: http://www.apopo.org/en/).

P.S. 2: Não é a primeira vez que posto informações sobre cães que auxiliam no salvamento e/ou estudo de cetáceos aqui no blog. Não deixe de ler a postagem "Cão: O melhor amigo d... das baleias", de setembro do ano passado: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/09/cao-o-melhor-amigo-d-das-baleias.html.


2 comentários:

  1. I haven't read the book yet, because I was reading another one when I lended it to her. My aunt is telling me about it and I'm getting curious to get to know the story. I'm finishing another book right now, so I'm going to read it after. And just for your information, I'm the 8 year old niece she mentioned.
    And I love the blog, and I learn a lot from it.
    by Maria Silveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. My dear,
      Thank you so much for being a huge inspiration in my life and for sharing the love for whales and dolphins with me. I love when you try to educate other kids about captivity and teach them respect.
      I'll be always by your side,
      love you, dear

      Excluir