sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Ainda há esperança para Morgan II

Após 7 horas de audiência num tribunal na Holanda, tudo indica que os três juízes responsáveis pelo caso irão finalmente levar a situação de Morgan a sério... Pelo menos foi esta a sensação dos presentes no local! os juízes inclusive demonstraram insatisfação devido ao caso ter demorado tanto para voltar aos tribunais e disseram que este caso deveria servir de lição aprendida para situações futuras.
Todas as testemunhas foram ouvidas e os juízes prometeram uma definição para o dia 13 de dezembro!

Foto do tribunal ontem
Alguns pontos abordados na audiência, de acordo com a transmissão de mensagens efetuadas em tempo real pelos membros da Fundação Free Morgan que estavam no local:
- O tribunal estava cheio de pessoas apoiando Morgan e os juízes notaram isso, mencionando que este caso merecia tempo para ser analisado.
- Representantes do Dolfinarium de Harderwijk estavam presentes, mas mais pareciam estar lá defendendo a reputação do parque do que a de Morgan, fazendo ainda declarações polêmicas ao se defenderem por não a terem libertado "o mundo é selvagem, existe o sofrimento e às vezes animais morrem", compararam Morgan a um porco espinho e afirmaram que ela está feliz e saudável onde está (os juízes chegaram a lhes perguntar o motivo por estarem lá, já que já haviam transferido-a para o Loro Parque);
- Um juíz chegou a dizer que "quando se trabalha com animais vivos, o bem estar deles vem primeiro lugar. Simples assim!".
- Uma das testemunhas trazidas pelo advogado de Morgan, o especialista em reabilitação de cetáceos em todo o mundo, Jeff Foster, contou que visitou Morgan nesta semana e apontou o que conseguiu observar: Morgan é uma forte candidata para ser libertada... É fêmea e jovem, o que aumenta suas chances de aceitação em outros pods, e ela ainda se lembra da vida no oceano; porém, cada dia em cativeiro diminuem essas chances. Ele ainda mencionou o fato de o Loro Parque ter um grupo de Orcas muito desequilibrado, ela estar isolada e sofrendo agressões das "companheiras". "É normal que ela tenha dezenas de arranhões, e não centenas como é o caso". Disse ainda que, o mais difícil no treinamento de Orcas é fazer com que elas mudem o foco de dentro da água para fora da água (para ser alimentada, interagir com treinadores, etc.), mas que Morgan ainda tem foco para dentro. Ele também acredita que, mesmo que ela não se integre a qualquer pod, poderia perfeitamente viver sozinha. Mais afirmações feitas por Jeff:
"Não sou anti ou a favor do cativeiro, estou aqui por Morgan." "Eu fui atá lá porque tinha disponibilidade, fui lá observar Morgan e avaliar se ela é uma possível candidata (para ser reabilitada). E eu acho que ela é." "Posso garantir uma coisa: Morgan não terá uma vida longa e feliz na situação em que se encontra agora."
- A Dra. Ingrig Visser também deu seu depoimento como cientista, apresentando fatos. Ela apresentou o Relatório que documenta as condições de vida de Morgan no Loro Parque (cujos detalhes foram citados na postagem de ontem), mostrou que ela está sendo usada em propagandas para atrair o público ao parque, que estão faturando muito com sua presença. Disse que os treinadores interagem pouco com ela (dão mais atenção ao pequeno Aidan de dois anos de idade) e que ela mastiga concreto (há tinta azul do concreto nos dentes dela) e bate com a cabeça na parede várias vezes ao dia, evidenciando um comportamento extremamente anormal.
- Quando o representante do Loro Parque falou, Javier Almunia, ele contradisse todas as alegações da Dra. Ingrid, dizendo que ela foi introduzida corretamente ao grupo, que o comportamento dela é compatível com o de Orcas de cativeiro e da natureza, que ela recebe atenção, boa alimentação e cuidados médicos e que tem dúvidas sobre sua audição (Javier disse que farão um exame nela na semana que vem para confirmar se ela pode ouvir... e o juiz observou, e o questionou, por que fariam o exame só na semana que vem se já alegaram há um ano que ela poderia ser surda? - ele respondeu dizendo que precisava de equipamento de alta tecnologia, por isso não fizeram antes. Jeff, o entanto, informou que já realizou esse tipo de exame em cetáceos antes e que não precisa de nada em especial, e que leva apenas 20 minutos...). Javier também apresentou fotos de Orcas selvagens com marcas pelo corpo e alegou que mastigar o concreto é algo normal entre as Orcas cativas.
- O Loro Parque, logicamente, defendeu que se Morgan for libertada, ou  morrerá, ou viverá sozinha, e que o fato de ser "mandona" irá atrapalhar qualquer pod que ela faça parte (essa foi boa... rsrsrs)
- O advogado de Morgan deixou claro que, apesar de os parques negarem,  há muito interesse comercial em Morgan (afinal, se fosse por motivos de pesquisa científica, seria muito mais interessante analisar o comportamento da espécie num cercado no oceano e não num tanque pequeno de concreto) e pediu que o caso fosse analisado o mais rápido possível, pois o tempo conta contra o futuro da pequena Orca. E a maioria (se não, todos) os especialistas em Orcas no MUNDO são a favor de sua reabilitação.
Uma última afirmação (que eu achei um pouco estranha, mas tudo bem)  por parte do representante da secretaria do estado holandês: "Como Morgan está no momento não é mais relevante para a decisão deste caso".

Dra. Ingrid Visser e Jean-Michel Cousteau
dando entrevista um dia antes da audiência

Se você assinou a petição divulgada aqui no blog,
seu nome estava aí nesta caixa que foi levada
ao tribunal e você é uma destas 120.263 assinaturas!

750 alunos e professores vestindo preto e branco
em homenagem à Morgan na Escola Point View,
em Howick, Nova Zealândia, durante a audiência

Mais de 138 mil pessoas em todo o mundo estavam "ligadas" nesta audiência ontem para apoiar a libertação de Morgan.
Por volta das 17 horas e 0 minutos, a audiência foi encerrada!


P.S.: Jeff Foster participou de casos famosos de reabilitação como o de Keiko, Springer e dos golfinhos Tom e Misha (estando os três últimos livres e saudáveis no oceano).

P.S. 2: As fotos foram obtidas na página do Facebook do Free Morgan Foundation (http://www.facebook.com/freemorgan.org) e do The Black Fish (http://www.facebook.com/theblackfishorg), visite-os e "curta-os".






Nenhum comentário:

Postar um comentário