terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cão: O melhor amigo d... das baleias

Um cão muito especial tem auxiliado os pesquisadores de Puget Sound, no estado de Washington, EUA, a acompanhar a saúde das Orcas que residem na região. O cão em questão é um "meio" labrador preto, que vagava pelas ruas de Seattle e de passado é desconhecido. Seu nome é Tucker e o auxílio tem sido numa tarefa considerada praticamente impossível...
É grande a preocupação com a saúde física e mental das famosas Orcas Residentes do Sul do noroeste do Oceano Pacífico por diversas razões mencionadas outras vezes aqui no blog: escassez de alimento, poluição física e sonora, tráfego de embarcações (especialmente as de observações de baleias), etc. E há uma forma muito "simples" de não só obter informações sobre a saúde delas, mas da estrutura familiar e hábitos, mesmo os adotados  quando não estão na região (entre outubro e abril, todos os anos): através da análise das fezes. Com elas é possível obter o DNA, avaliar a presença de toxinas e hormônios do estresse, ou seja, consegue-se saber de quem é cada amostra e delinear todo um perfil para aquele indivíduo, sem nem ao menos vê-lo. Mas como conseguir essas amostras se permanecem na superfície por apenas 30 minutos, possuem coloração que se confunde com a água e possuem pouco odor?
É aí que está o auxílio imprescindível de Tucker! Sem ele, esta tarefa, conforme destacado pelos próprios pesquisadores, seria ainda pior do que encontrar uma agulha no palheiro, dado que este palheiro se desloca com velocidade...
Tucker foi treinado para, através de seu faro, identificar fezes de Orcas no oceano e direcionar os pesquisadores para que possam coletá-las. Ele é levado de barco para o mar e sempre que identifica uma amostra, recebe um brinquedo como recompensa.
Ele não deve saber a importância do trabalho que faz, mas certamente ele se diverte. Tucker é o único animal que faz isso e para mantê-lo sempre estimulado, mesmo quando as Orcas não estão na região ou não é possível encontrar, a equipe coloca um pouco de amostra próximo ao barco para que ele a encontre e sinalize.

Neste link há um vídeo que mostra em detalhes (porém, em inglês) do trabalho realizado pela equipe de pesquisadores e o esperto Tucker: http://nyti.ms/OGcBjW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário