segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Nasceu um filhote no Pod J!

É sempre bom publicar informações sobre o nascimento de uma Orca, ainda mais quando este nascimento ocorre no oceano.
Segunda-feira passada, dia 06, o Center for Whale Research divulgou com alegria esta informação: A Orca identificada como J37 (chamada Hy'Shqa), pertencente ao pod J, teve um filhote! Até completar um ano de idade ele será apenas identificado com J49, mas depois ganhará um "nome".
O filhote é tataraneto de Granny, J2, que tem mais de 100 anos de idade e ainda perambula com o pod para todos os cantos.
O que chamou a atenção dos pesquisadores sobre esse nascimento foi o fato de Hy'Shqa ter apenas 11 anos de idade... Apesar de as fêmeas já possuírem maturidade para procriarem a partir dos 7 anos de idade, isso normalmente só ocorre a depois dos 14 anos de idade (na natureza, claro, porque em cativeiro... aos 14 anos as fêmeas já foram inseminadas e paririam diversas vezes, lamentavelmente).
O pod J das chamadas "Residentes do Sul" é certamente o mais famoso da região... Inclusive por conta do filme "Free Willy" tê-lo divulgado como sendo o pod do qual Willy fazia parte (na ficção). Howard Garret, Diretor e co-fundador do Orca Network, disse que esta é uma das famílias mais estáveis da região. O pai do filhote, segundo ele, deve ser de um dos outros pods próximos e que o "par" deve ter sido aprovado pela família da fêmea, "a teoria mais aceita é de que a mãe ou a avó formaram o casal".

Que a pequena Orca tenha muita saúde e vida próspera e longa!
E lembrem-se: Vamos sempre celebrar a vida das Orcas que vivem livres nos oceanos!!!

P.S. 1: No dia 02 de julho do ano passado, publiquei aqui no blog informações sobre o centenário de Granny e as comemoração que se sucederam a ele: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/07/vamos-comemorar-o-100-aniversario-de.html

P.S. 2: A foto é do Center for Whale Research.

Nenhum comentário:

Postar um comentário