segunda-feira, 4 de junho de 2012

A boa e as más notícias sobre as Residentes do Sul

Na última postagem de maio, comuniquei o nascimento de uma Orca no pod L, pertencente à população das chamadas "Residentes do Sul": L119 (http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/05/nasceu-uma-orca-no-pod-l.html). No final da semana passada, publicaram as primeiras fotos da pequena (ainda até com machas avermelhadas por conta do líquido amniótico). Todos os pesquisadores da região, além da população, estão muito felizes com o nascimento.
L119 com a mãe L77 (Foto: Center for Whale Research)
L119 (Foto: Center for Whale Research)
As má notícia é que desde que os pods retornam para a "temporada de verão" no noroeste do Pacífico, 3 Orcas ainda não foram vistas... São elas:
- J30, de 17 anos;
- L12 (Alexis), de 78 anos; e
- L5 (Tanya) de 47 anos de idade.

A "perda" apenas ainda não foi registrada e divulgada oficialmente, pois ainda existe uma pequena possibilidade de aparecerem (apesar de, por exemplo, J30 não tem sido visto desde dezembro...).
Contando com a morte  de L112 (cuja morte ainda levanta polêmica devido a possível causa por ação da Marinha e uso de sonares - a causa exata ainda não foi divulgada oficialmente), houve uma perda de 3% da população das Residentes do Sul... Algo lamentável e inestimável tanto pela perda de um jovem em fase de reprodução como das duas mais velhas, pois Orcas vivem juntas e apoiam umas as outras. Na falta de um membro outros os acolhem para sobreviverem.


P.S.: Leia sobre a morte de L112 nestes links:
http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/03/morte-da-pequena-orca-l112.html
http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/03/morte-de-l112-pode-ter-sido-causada-por.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário