sexta-feira, 27 de abril de 2012

Orca(s) Branca(s)

Acredito que todos viram esta semana notícias e imagens sobre uma Orca branca adulta que teria sido vista "pela primeira vez" na natureza. Eu achei estranho porque já tinham divulgado imagens de uma Orca branca macho, também adulta em 2008 (inclusive postei esta informação no ano passado: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/03/primeiros-registros-de-uma-orca-branca.html). E ao invés de eu também divulgar esta informação rapidamente, resolvi aguardar mais alguns dias para ver se alguém mais iria "associar" esta história com outras divulgadas no passado. Bom, e de fato, isso ocorreu e pude esclarecer (e agora dividir com vocês) a minha dúvida.

Na verdade, esta Orca foi vista em 2010 na península de Kamchatka, na Rússia, mas só agora publicaram as imagens. Quem divulgou foi o pesquisador Erich Hoyt (que inclusive é autor do primeiro livro que li só sobre Orcas, chamado "Orca: The Whale Called Killer" - "Orca: A Baleia chamada de Assassina", excelente, por sinal) que supervisiona uma equipe de pesquisadores na Rússia. Ele alegou que o avistamento foi "de tirar o fôlego", e estou certa que sim, afinal são dois metros de uma incrível nadadeira dorsal... branca!

No ano 2000, um pesquisador de aves marinhas também fotografou uma Orca branca nas Ilhas Aleutas, no Alasca; que oito anos depois foi vista novamente (a identificação foi possível por conta da presença de uma cicatriz de uma mordida de tubarão e ondulações em sua nadadeira dorsal).
Erich Hoyt não descarta a possibilidade de esta última Orca apelidada de "Iceberg" ser a mesma já vista no Alasca. Porque senão, duas Orcas extraordinariamente incomuns estariam vivendo no Pacífico Norte!

Ainda também não foi confirmado se ele é realmente albino ou se possui uma alteração genética. Para responder a essa pergunta, terão que reencontrá-lo no próximo verão do hemisfério norte.

Como infelizmente esses animais não conseguem fugir do pesadelo do cativeiro, uma outra Orca branca foi capturada na Columbia Britânica no Canadá e exibida durante dois anos no Aquário de Victoria em 1970. Após sua morte descobriram que a jovem Orca branca (T4, também chamado de Chimo) era portadora de um distúrbio imunológico que dilui a pigmentação da pele e que tende a impedir que o mamífero alcance a fase adulta.

Três décadas mais tarde, o cientista Martin Renner viu uma orca quase branca (com as características manchas brancas das Orcas bem destacadas) perto da Ilha Adak, no Alasca. Era um de dois machos em meio a um pod de 15 Orcas e tinha aproximadamente 20 anos de idade, o que colocou em dúvida, se de fato, Chimo havia morrido por conta da idade...
Uma semana depois, ela foi também vista por pescadores.

Depois disso, somente em fevereiro de 2008 ele foi visto novamente na mesma área, dessa vez pela bióloga marinha Holly Fearnbach.

Afinal, quantas delas devem existir?
Ainda não está confirmado se a Orca de 2000, 2008 e 2010 é a mesma. Erich Hoyt e Holly Fearnbach estão compartilhando e discutindo as imagens. Alguns dados apontam que sim, outros que não. Mesmo porque, cicatrizes podem ter desaparecido nesse período.
Ninguém quer arriscar um palpite sem ter certeza... E foi justamente por isso que Erich Hoyt não quis divulgar as imagens antes. Ele queria ter tido a chance de coletar mais dados... Mas como não foi possível, as imagens foram divulgadas assim mesmo.




"As Orcas são tão negras que quando vemos uma toda branca é espetacular", disse Hoyt. "É um momento que deve ser comemorado! É um animal de beleza impressionante!"



P.S.: A imagem da parte de cima da foto dupla é da Holly Fearnbach (National Marine Fisheries Service) e a da parte de baixo é do East Russia Orca Project.
A foto do "Iceberg" é também é do Orca Project russo.

3 comentários:

  1. Se reparar bem, na primeira e terceira foto o dorso sao bem semelhantes, diferente da segunda.
    Acredito que deve haver mais de uma Orca branca.
    Lindoooooo =)

    ResponderExcluir
  2. a orca CHIMO do Sealand Victoria, BC era mesmo branca
    obrigado
    ass victor

    ResponderExcluir