segunda-feira, 12 de março de 2012

A morte da pequena Orca L112

Uma pequena Orca (identificada oficialmente como L112) de três anos de idade, também conhecida como "Sooke" e "Little Victoria" (por ter sido vista pela primeira vez na baía de Victória, no Canadá), foi encontrada morta em Long Beach, no estado de Washington, EUA, no dia 11 de fevereiro.

O motivo da morte tem sido um grande mistério...

O corpo de L112 indicou que ela estava morta há cerca de três dias e apresentava um trauma na cabeça, porém com características diferentes de um  trauma causado por colisão com embarcações.

Alguns atribuem o motivo da morte ao de sonares da marinha, mas isso ainda deve ser avaliado. Na semana anterior à sua morte, a marinha canadense foi criticada por grupos ambientalistas por utilizar sonar no Estreito de Juan de Fuca, mas a marinha alegou que todas as precauções foram tomadas e que não haviam mamíferos marinhos na área.

Cientistas já realizaram uma necrópsia a semana passada, mas ainda estão avaliando as causas da morte.

A notícia da morte foi recebida com muito pesar pelas instituições que acompanham e protegem as populações de Orcas na região, bem como pela população, especialmente pelas comunidades ao longo da Highway 112 na Península Olímpica, nos EUA, que a haviam adotado dois anos atrás, por conta de seu número de identificação.

L112 fazia parte do pod L das chamadas Residentes do Sul, que recentemente foram reenquadradas entre as espécies ameaçadas de extinção devido principalmente à poluição e a escassez de alimento (no caso, o salmão, em decorrência da pesca excessiva e predatória) na região que habitam, que mesmo com apoio e proteção que têm recebido nas últimas décadas, têm enfrentado muitas dificuldades no desenvolvimento e aumento de sua população.



P.S. 2: Publicarei a causa da morte quando divulgada...



Um comentário: