segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Orcas escravas? I

O PETA - People for the Ethical Treatment of Animals, entidade que defende o direito dos animais em todo o mundo, está acusando o Sea World de escravidão...
Escravidão? Sim, o PETA entrou com um processo contra o parque em nome de cinco de suas Orcas, Tilikum, Katina, Corky, Kasatka e Ulises afirmando que elas não passam de escravas.

A ação judicial afirma que elas foram forçadamente retiradas de suas famílias e habitat, que são mantidas em cativeiro, sujeitas a coleta de espermas e inseminação artificial para reproduzirem mais "artistas" para seus shows. Além disso, dizem que são forçadas a se apresentarem visando somente o lucro daqueles que as mantêm cativas.

Teoricamente, a lei contra a escravidão somente seria aplicada a seres humanos, mas o PETA aponta que a lei declara apenas que o que caracteriza a escravidão é a "servidão involuntária" sem especificar que tal conceito deveria ser aplicado somente a humanos.

Ric O'Barry (ex-treinador de Flipper, que hoje é totalmente contra a manutenção de baleias e golfinhos em cativeiro e estrelou o documentário "The Cove", que tornou público a matança anual de golfinhos no Japão) e mais dois ex-treinadores do Sea World se uniram ao PETA, a favor das cinco Orcas. Alegam ainda que as Orcas possuem habilidades sofisticadas de aprendizado, solução de problemas e comunicação, além de fortes traços distintos de cultura.


O Sea World publicou uma declaração afirmando que é uma das instituições mais respeitadas do mundo no trato de animais e que as acusações não têm base. Dizem ainda que o PETA sempre procura formas para ganhar a atenção pública, mas se esquivam do trabalho duro de resgate, auxílio e manutenção dos animais.

Bom, não sei como ficará essa situação e se darão prosseguimento à ação judicial, pois me parece que o PETA entrou com a ação como se as cinco Orcas estivessem entrado na justiça. A legislação americana prevê o julgamento de casos relacionados aos animais desde que fossem referentes a posse e crueldade contra eles, com aplicação apenas para atividade humana e que os próprios animais não poderiam ser processados, nem entrarem ações judiciais.

Quando eu tiver mais informações publico aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário