quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Primeira definição sobre o futuro de Morgan

Hoje, dia 03 de agosto, um juiz decidiu que Morgan, a Orca capturada o ano passado e mantida cativa desde o ano passado, não deve ser transferida para o Loro Park, nas Ilhas Canárias, por enquanto.

O juiz solicitou que mais estudos sejam apresentados para que uma decisão final seja tomada. Pediu ainda que o Dolfinarium de Harderwijk, o governo holandês e os ativistas dos direitos dos animais, representados pelo Free Morgan Group, trabalhem juntos nisso. O Free Morgan, que deu entrada no processo para impedir a transferência de Morgan, consideraram a decisão uma vitória, apesar de não terem conseguido seu principal objetivo que era o início de um plano gradual de reintrodução de Morgan ao seu habitat.

Alguns cientistas defendem que ela não sobreviveria no oceano caso não se reunisse imediatamente com seu pod. No entanto, o Free Morgan Group alega que ela também enfrentaria problemas de rejeição caso seja enviada ao Loro Park, que já possui quatro Orcas.

O Dolfinarium também terá que transferir Morgan para um tanque cinco ou seis vezes maior do que o que ela se encontra no momento (e que tem sido visita pelo público desde março deste ano). Ela também poderá conviver com um grupo de golfinhos que ainda não viu, mas que já tem se comunicado.
O Free Morgan Group apresentou hoje o plano de reabilitação para Morgan no tribunal. O plano prevê a transferência de Morgan para uma baía artificial próxima a Rotterdam, onde ela seria reabilitada e se acostumaria com mar aberto novamente. Ela ganharia um rastreador e seria treinada para retornar a um barco quando chamada. Ao perceberem que ela já se estabeleceu em algum pod passariam apenas a rastrear seus movimentos.

De acordo com Ute Margreff, do Marine Connection, “Morgan veio do oceano e só está presa há um ano... Ela sabe o caminho e os melhores pesquisadores do mundo estarão lá para ajudá-la”.


Vamos continuar torcendo para que libertem Morgan. Como disse no post anterior, pelo menos assim ela terá uma chance...

Se quiser ajudar Morgan, assine a petição neste link: http://www.thepetitionsite.com/2/Free-Morgan-The-Orca/

P.S. 1: No último dia 30 de julho, Jean-Michel Cousteau aceitou o convite do Free Morgan Group para fazer parte da equipe que defende a libertação de Morgan. É muito bom saber que alguém tão respeitado como ele juntará forças a favor de Morgan.

P.S. 2: A foto é do site freemorgan.nl e a mensagem "Freedom is Priceless" significa "A liberdade não tem preço".

Nenhum comentário:

Postar um comentário