segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Free Morgan

Há pouco mais de um ano, uma jovem Orca fêmea foi encontrada sozinha, desidratada e visivelmente abaixo do peso no mar de Wadden (também conhecido como mar Frísio) na Europa. Com a promessa de que não seria usada para exibição ao público, que receberia tratamento veterinário e que, em seguida, seria devolvida ao mar; no dia 23 de junho de 2010, ela foi capturada e encaminhada ao Dolfinarium Harderwijk, na pequena cidade de Harderwijk, na Holanda. Com base em seu tamanho, estimaram que ela teria entre 1 e 4 anos de idade. Chamaram-na de Morgan.
Morgan respondeu bem ao tratamento veterinário e logo recuperou a saúde e o peso.
Em seguida, deu-se início uma grande controvérsia...
Mesmo tendo se comprometido com o contrário, o Dolfinarium Harderwijk, alegando que Morgan não estaria mais apta a viver livre por conta do tempo que foi mantida em cativeiro, deseja transferi-la para outro parque marinho e não libertá-la conforme prometido.

O Free Morgan Group (do inglês, "Grupo para Libertação de Morgan", é formado por instituições respeitadas como o Orcalab, Orca Network, Orca Research Trust, Centre for Whale Research, Project SeaWolf Coastal Protection e outras sociedades de proteção e conservação de cetáceos) que tem acompanhado a história de Morgan, já apresentou um relatório completo (incluindo planos de contingência) de reabilitação e soltura garantindo que ela poderia perfeitamente ser libertada, mas este, infelizmente, não tem sido considerado por aqueles que a mantêm cativa.
Se ela realmente for transferida, ela provavelmente será utilizada para programas de reprodução em cativeiro, afinal, a indústria de entretenimento dessa natureza está precisando desesperadamente de novos genes para cruzamentos... Os grandes parques marinhos, especialmente o principal deles (cujo nome nem preciso citar aqui), estão interessadíssimos na manutenção de Morgan em cativeiro.


Orcas em cativeiro são obrigadas a dar à luz bem mais jovens do que ocorreria naturalmente na natureza. Os parques também não respeitam o tempo natural entre uma gestação e outra. Orcas fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 15 anos de idade e normalmente procriam a cada 5 anos... Taima, uma das Orcas do Sea World morreu no ano passado dando à luz seu 4o. filhote aos 20 anos de idade!!! (a notícia de sua morte pode ser lida, em inglês, neste link: http://latimesblogs.latimes.com/unleashed/2010/06/taima-orca-killer-whale-dies-orlando-seaworld.html -  detalhe: Desde o primeiro filhote, Taima demonstrou não ter aptidão para ser mãe, agredindo diversas vezes o pequeno, a ponto de terem que separa-la dele... Mesmo assim, o parque insistiu em outros cruzamentos e outros filhotes...).



Vamos torcer e ficar atentos às decisões referentes ao futuro de Morgan. Espero que ela tenha a sorte e a benção de ser devolvida ao local que, de fato, pertence e que não tenha o mesmo infeliz e trágico destino de Taima. Afinal, mesmo que não consiga sobreviver por muitos anos em seu habitat... Pelo menos ela terá uma chance de ser o que realmente é e a natureza poderia seguir seu curso naturalmente, seja ele qual for.



Para saber mais sobre Morgan e sua história, visite: http://www.freemorgan.com/





O video acima, mostra Morgan em seu cativeiro em Harderwijk.

P.S.: Deseja ajudar Morgan? Neste link há informações sobre como. Acesse: http://theorcaproject.wordpress.com/how-to-help/how-to-help-morgan/

3 comentários:

  1. Adorei a campanha, especialmente o logo "free Morgan"

    ResponderExcluir
  2. sera que eles vão transfirila para o seaworld ou vai ser reprodusida artificialmente ate morrer?
    ass victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor,
      Tudo indica que ela já "pertence" ao SeaWorld, assim como todas as Orcas que estão no Loro Parque. Acredito que ela ainda não tenha sido transferida porque "daria muito na cara" que eles estavam por trás de todos os trâmites que impediram sua soltura.
      Pode ser que isso também seja apenas uma questão de tempo...
      Ou não, porque do Loro Parque eles também poderiam provocar que engravide da mesma forma.
      De uma maneira ou de outra, a pobrezinha já saiu perdendo.
      (até hoje não consigo me conformar com esta história... mas...)

      ******

      Victor, aproveitando,
      obrigado pelas colaborações que tem dado ao blog nas últimas semanas. Suas dúvidas e comentários são muito bem vindos. Com este tipo de interação, o blog só enriquece!
      ;-)

      Excluir