quarta-feira, 29 de junho de 2011

As Baleias e a Poluição nos Oceanos

No mês passado postei informações sobre quão nociva a poluição nos oceanos tem sido para a saúde do planeta e dos animais marinhos. Naquele momento trouxe a história de uma baleia de bico Cuvier encontrada morta numa praia do Reino Unido com a barriga cheia de plásticos.
Fazendo algumas pesquisas na semana passada, infelizmente, encontrei outro caso para ilustrar o problema da poluição e gostaria de compartilhá-lo.


Em abril de 2010 uma Baleia Cinzenta (Eschrichtius robustus) apareceu morta numa praia de Seattle nos EUA. Pesquisadores decidiram aproveitar os ossos do animal para pesquisa e exposição. Inclusive, fizeram um trabalho muito interessante e “ecologicamente” correto para a obtenção dos ossos. No entanto, durante esse trabalho acabaram descobrindo itens inimagináveis no estômago do animal. Tais como: pedaços de calças de ginástica, toalhas, fita adesiva, sacos plásticos, uma luva cirúrgica e até uma bola de golf.
Essa informação chegou a virar notícia nos telejornais americanos:


O mais curioso é que baleias como a Cinzenta, mesmo sendo imensas (alcançando 15 metros de comprimento e pesando cerca de 35 toneladas), alimentam-se de pequenos crustáceos, krill, plânctons e moluscos. Sua garganta é estreita e ao nadar sugam a água para que esses alimentos fiquem presos nas barbatanas bucais e possam ser engolidos. E, ao contrário de outros cetáceos, a Baleia Cinzenta se alimenta no fundo do mar, agitando a água para que os alimentos levantem e ela possa “filtrá-los”. No mínimo, esses nocivos objetos estavam por lá.


Fica o meu apelo: Por favor, muito cuidado na hora de descartar o lixo! E encaminhe o máximo possível para a reciclagem. Mesmo que na sua cidade não tenha coleta seletiva, separe o lixo orgânico e o inorgânico (latas, plásticos, vidro, papel, alumínio, etc.) e descarte-os em sacos diferentes.

O planeta e esses animais tão especiais não podem continuar sofrendo as consequências dos nossos atos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário