quarta-feira, 13 de abril de 2011

O que é "Spyhopping"?

Spyhopping é o nome dado a um tipo de movimento que os cetáceos fazem ao emergirem parcialmente da água, em posição vertical, exibindo toda cabeça, com a finalidade de observar a sua volta. É um movimento controlado e lento que pode durar alguns minutos, dependendo do tempo necessário para observar o que deseja.
Tudo indica que a baleia, no caso, a orca, não nada durante esse movimento, ela apenas permanece na posição se equilibrando com as nadadeiras. Os olhos podem ficar acima ou abaixo da superfície, sendo um movimento mais comum para observação de barcos do que de outros animais na água... Nesse último caso, ela costuma efetuá-lo para se certificar sobre a espécie da presa.
Abaixo segue a imagem de uma orca efetuando o spyhopping:





P.S.: Essa imagem é de um quadro que minha mãe pintou de presente pra mim. Fica minha homenagem e agradecimento também!



Curiosidade: Tanto o Tubarão Branco quanto o Tubarão-de-Pontas-Negras-do-Recife são conhecidos por efetuarem esse movimento também.





2 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo blog! adorei os textos e as informações!!! Neste texto acima notei que vc se confundiu e chamou a orca de baleia, sendo que é um golfinho (Delphinidae)^^ mas isso é o de menos...Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, muito obrigada!
    (na verdade não me confundi, afinal esta é uma informação básica sobre as Orcas, mas escrevi desta forma pelo conceito comum sobre elas... Mesmo ela sendo um golfinho, todos a conhecem como "baleia Orca" ou "Baleia assassina" :)

    Venha visitar sempre o blog e compartilhe com os amigos que possam se interessar!!!

    Muito Obrigada!!!

    ResponderExcluir